Encontrar a melhor máscara. O que deve conter?

Sabe o que contém a sua máscara? Alguns ingredientes podem ser prejudiciais para si e outros podem mesmo nutrir as pestanas. É importante saber o que deve conter uma máscara natural e os ingredientes a evitar.

Cada vez temos mais consciência dos possíveis perigos que podem emergir da utilização de cosméticos que contêm químicos tóxicos. Foram criadas muitas aplicações que nos ajudam a verificar os ingredientes através da leitura do código de barras ou da introdução do nome INCI. No entanto, é sempre bom confiar nos nossos conhecimentos sobre os ingredientes tóxicos e naturais dos cosméticos. É hora de verificar o que contém a sua máscara.

Pigmentos cosméticos

Aparentemente, os pigmentos são os componentes mais importantes das máscaras – eles escurecem e definem as nossas pestanas. O pigmento mais utilizado é o negro de carbono. Este pigmento é responsável pela cor negra intensa. Tonalidades e reflexos específicos são criados por uma composição de substâncias como óxidos de ferro ou crómio, ultramarino, ouro ou alumínio em pó, bem como pigmentos do tipo mica. Os pigmentos inorgânicos podem sensibilizar, sendo melhor optar por ingredientes orgânicos e minerais.

Ingredientes nutritivos

As máscaras nutritivas tornaram-se mais populares recentemente. A principal vantagem é que pode nutrir as suas pestanas enquanto utiliza este produto! Estas máscaras contêm óleos vegetais (argão, rícino, sésamo, linhaça, eucalipto), extratos (de trigo, gérmen, tiróide, tília prateada), vitaminas A, C, E e F, assim como queratina, seda, arginina, pantenol, entre muitos outros. É impossível incluir todos estes ingredientes numa única máscara, mas vale a pena procurar o produto com o maior número possível destes ingredientes.

Que outros ingredientes pode encontrar na sua máscara?

As máscaras estão recheadas de substâncias que lhes conferem as propriedades certas, incluindo consistência, viscosidades, durabilidade e resistência à água. Também neste caso, as máscaras orgânicas são muito melhores – em vez de parafina e óleos minerais, estas máscaras contêm ceras não tóxicas: vegetais (ex.: carnaúba) ou cera de abelha. Muitas máscaras contêm também substâncias como polímeros, silicones e substâncias endurecedoras, por exemplos celulose, goma arábica – responsáveis pela distribuição da tinta, flexibilidade, efeito de espessamento, alongamento e curvatura.

Ingredientes pouco saudáveis

Infelizmente, as máscaras costumam incluir ingredientes que podem danificar as nossas pestanas, causar irritação e sensibilizar. Não há dúvida que estes ingredientes devem ser excluídos da lista de ingredientes. Entre eles, encontram-se parabenos, compostos de níquel ou mercúrio, alumínio em pó, álcoois e outros tipos de substâncias sintéticas e conservantes. As substâncias naturais também possuem ótimas propriedades de conservação, pelo que os ingredientes prejudiciais devem ser eliminados.